Ads 468x60px

Valdecir Galor/SMCS / Em exercício, policiais e bombeiros usam cadeira de rodas. A foto é de Valdecir Galor e está na página da Prefeitura Municipal de Curitiba
Em exercício, policiais e bombeiros usam cadeira de rodas. A foto é de Valdecir Galor e está na página da Prefeitura Municipal de Curitiba

A vivência foi dividida em teoria e prática. No primeiro dia os participantes tiveram contato com conceitos a respeito das diversas dimensões da acessibilidade e suas características, como mobilidade, amputações, audição, visão, lesões musculares, paralisia cerebral e baixo funcionamento cerebral.
O momento prático foi pautado por atividades que fizeram com que os policiais e bombeiros experimentassem os limites de uma pessoa com deficiência. Eles jogaram bola com os olhos vendados, usaram bengalas, cadeiras de rodas e imobilizaram seus braços. Tudo isso em um ambiente controlado, dentro do espaço onde o curso foi ministrado.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o objetivo da ação foi sensibilizar as corporações para a inclusão e oferecer ferramentas para que uma abordagem mais adequada à pessoa com deficiência seja realizada.